Rolls-Royce realiza testes com combustível de avião 100% renovável
No Brasil, Petrobras promove iniciativas para regulamentação do "diesel verde"

Foto: Divulgação/Rolls-Royce
Apesar do preço do petróleo ter despencado por conta da pandemia juntamente com o interesse no uso de biocombustíveis, uma mudança radical no abastecimento do setor aéreo deve começar em 2021, a Rolls-Royce está usando combustível 100% sustentável em testes com seus motores para avião. Desde 2011, o chamado Sustainable Aviation Fuel (combustível de aviação sustentável, ou SAF) é misturado ao querosene em até 50%.
A proposta da Rolls-Royce é usar o SAF puro, gerando uma redução de mais de 75% nas emissões de dióxido de carbono. Segundo o diretor de tecnologia da Rolls-Royce, Paul Stein, “a aviação precisará de 500 milhões de toneladas de SAF por ano até 2050, e por isso sua produção precisa crescer”.
O biocombustível que a empresa britânica está usando nos motores Trent 1000, desenvolvido especialmente para ela pela americana World Energy, é comercializado pela Shell Aviation. Os testes da Rolls-Royce acontecem até o fim deste ano em Derby, no Reino Unido. No Brasil, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) tem feito audiências públicas para regulamentar o uso do "diesel verde", um novo combustível cuja produção está sendo testada pela Petrobras no Paraná.