• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Rosemberg Pinto defende plano nacional de segurança para combater violência na Bahia

Rosemberg Pinto defende plano nacional de segurança para combater violência na Bahia

Líder do governo na Alba garantiu que governo do Estado atua para combater crimes

Por Ane Catarine Lima
Ás

Rosemberg Pinto defende plano nacional de segurança para combater violência na Bahia

Foto: Farol da Bahia

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), destacou a ausência de um plano nacional de segurança pública como uma das razões por trás dos recentes casos de violência no estado. Em entrevista ao Farol da Bahia, o parlamentar defendeu a descriminalização da maconha como uma das medidas para reduzir a criminalidade.

“Na verdade, não se trata apenas de um problema na Bahia, mas de uma questão no Brasil. Passamos quatro anos sem uma política nacional de segurança pública. A violência está ligada à disputa pelo tráfico de drogas. É por isso que estou feliz com a postura do STF [Supremo Tribunal Federal] de considerar a descriminalização da maconha”, afirmou o deputado.

“Isso já é um passo no sentido de fazer com que esse tipo de produto seja comercializado com suas regras, como foi com o cigarro. A Bahia, por exemplo, não produz cocaína, mas enfrenta sérios problemas devido ao tráfico de drogas. Nossas fronteiras estão descobertas. Se não houver uma política nacional para abordar essa questão, isso afeta os estados”, completou.

Rosemberg assegurou que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), está comprometido em enfrentar o problema da segurança pública. “O governo federal não implementou uma política nacional de combate à violência nem desenvolveu um plano nacional de segurança pública. Agora, o governador Jerônimo está trabalhando nisso, e espero que isso leve a melhorias”, concluiu. 

Moradores do Alto das Pombas, em Salvador, vivem clima de tensão desde o domingo (03) com troca de tiros entre criminosos e famílias sendo feitas reféns nesta segunda-feira (04).   Por medida de segurança, estabelecimentos comerciais foram fechados, e a polícia reforçou a presença no local. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) recomendou a suspensão de aulas e atividades administrativas em alguns campi em Salvador para garantir a segurança dos estudantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário