Rotondano é aprovado em sabatina na CCJ do Senado para vaga no CNJ
Dos 27 votos possíveis, desembargador baiano recebeu 25
Foto: Divulgação
O desembargador baiano José Edivaldo Rocha Rotondano foi aprovado nesta terça-feira (29), em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, para ocupar uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dos 27 votos possíveis, ele recebeu 25.
O nome de Rotondano ainda precisa passar pelo Plenário do Senado e, depois, pela sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para exercer a atividade de conselheiro do CNJ, Rotondano não precisará se afastar do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), devendo apenas participar das sessões do conselho.
Ao todo, o CNJ conta com 15 conselheiros com mandatos de dois anos e que têm como missão o aperfeiçoamento do trabalho do poder judiciário no país.
Rotondano é formado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA). Foi promotor e procurador de Justiça na Bahia entre 1984 e 2012, quando assumiu o cargo de desembargador estadual. Foi corregedor eleitoral entre 2019 e 2020 e, desde 2022, atua como corregedor-geral do Tribunal de Justiça baiano.