• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Rotondano recebe medalha Thomé de Souza e destaca a importância do Poder Judiciário

Rotondano recebe medalha Thomé de Souza e destaca a importância do Poder Judiciário

Entrega da medalha contou com as presenças do prefeito de Salvador, Bruno Reis, da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Cynthia Resende

Por Da Redação
Às

Atualizado
Rotondano recebe medalha Thomé de Souza e destaca a importância do Poder Judiciário

Foto: Divulgação

Ao ser homenageado com a outorga da medalha Thomé de Souza, nesta sexta-feira (24), pela Câmara Municipal de Salvador, o desembargador e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Rotondano, defendeu o Poder Judiciário, destacando o sentimento de honra em sua magistratura e a importância da Justiça para a sociedade. 

“Eu costumo dizer que o magistrado não é mais um simples prolator de decisões e despachos. Em nosso Estado Democrático de Direito, a tutela jurisdicional se consagrou como atividade concreta, baseada em princípios, orientada à solução justa e útil de situações reais complexas e com morfologia plural”, afirmou. 

Segundo ele, essa perspectiva ensina que o trabalho do magistrado não deve se restringir ao conhecimento jurídico. “Ao contrário, a cada dia, torna-se necessário o uso da interdisciplinaridade, a fim de que a solução da demanda processual contemple a resposta mais adequada ao caso concreto, em toda a sua complexidade de sentidos”, disse.

“Ver o processo para além das páginas escritas, com esse viés humanista e de garantia da cidadania, é o verdadeiro alcance do papel do servidor público, que todo magistrado é. Assim, o Judiciário é, por meio do processo, um garantidor da cidadania”, destacou Rotondano, visivelmente emocionado, em seu discurso. 

“Gostaria, de coração, de dividir esta medalha com todos aqueles que fazem parte do nosso Tribunal”, revelou.

A entrega da medalha, durante sessão solene da Câmara, contou com as presenças do prefeito de Salvador, Bruno Reis, da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cynthia Resende, e da presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos, dentre outras autoridades, além de colegas do Judiciário, amigos e familiares.

Com o plenário Cosme de Farias completamente lotado,  Rotondano disse que servir ao cidadão, mais do que um ofício, é uma vocação, uma paixão: “motivo pelo qual sempre foquei e me entreguei completamente às funções públicas que exerci ao longo destas quatro décadas”. 

O presidente da Câmara, Carlos Muniz, destacou o nome de Rotondano para a entrega da outorga. “Nada mais justo do que conceder a medalha Thomé de Souza ao desembargador José Rotondano, pelo seu elogiável trabalho tanto na nossa cidade de Salvador quanto em todo o estado da Bahia”, disse Muniz.

Concedida por iniciativa do vereador Paulo Magalhães Jr. (União), a medalha é a maior honraria da Câmara Municipal de Salvador e homenageia personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados ao município, simbolizando o reconhecimento de sua importância e legado para a cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário