• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Rotulagem nutricional frontal pode combater doenças crônicas nas Américas, diz ONU
Saúde

Rotulagem nutricional frontal pode combater doenças crônicas nas Américas, diz ONU

Estudo aponta que com informações nas embalagens dos alimentos, consumidores poderão fazer melhores escolhas

Por Da Redação
Ás

Rotulagem nutricional frontal pode combater doenças crônicas nas Américas, diz ONU

Foto: ILO/Feri Latief

As doenças crônicas matam pelo menos 41 milhões de pessoas, anualmente. Nas Américas, são 5,5 milhões de mortes por essas enfermidades, todos os anos. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), os rótulos com informações nutricionais na frente da embalagem dos alimentos podem ajudar a reduzir o número de doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares nas Américas. 

A afirmação é baseada na publicação de um estudo na revista The Lancet, publicado no início deste mês, sobre como melhor gerir os rótulos nutricionais em produtos. O conteúdo ajuda consumidores na região a escolher melhor o que ingerem.

Segundo a ONU, os sistemas de rotulagem nutricional frontal trazem as informações de forma mais clara. Outros termos como “excesso” em vez de “alto” elucidam para os consumidores o que é realmente saudável na hora de comprar o alimento. A pesquisa foi assinada por cientistas da Universidade de Nevada, Reno e da Opas.

Conhecido como Fopnl, na sigla em inglês, os sistemas de rotulagem também podem ajudar o consumidor a entender o conteúdo nutricional daquilo que leva para a casa. Dessa forma, fica mais fácil reduzir a ingestão de alimentos ultraprocessados e com alto teor de gordura, sal ou açúcar.

Relação entre dietas e produtos

As enfermidades cardiovasculares são responsáveis pela maioria das mortes por doenças crônicas no mundo, seguidas de câncer, doenças respiratórias e diabetes. Este grupo soma mais de 80% de todas os óbitos prematuros por doenças crônicas.

Nas Américas, todos os 35 países analisaram o sistema de rotulagem frontal e 30 decidiram introduzi-lo formalmente. Sete nações implementaram a rotulagem: Argentina, Chile, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário