Roubo de dados: confira seis tipos de sites para evitar ataques de criminosos na internet
Segundo pesquisa da PSafe, um em cada dois brasileiros não se sente seguro ao acessar as plataformas digitais

Foto: Pexels
Uma pesquisa da empresa de cibersegurança PSafe revelou que um em cada dois brasileiros não se sente seguro ao acessar a Internet. Diante da quantidade de informações que circulam na web, a possibilidade de se deparar com páginas infectadas com malwares ou que foram criadas para aplicar golpes online é alta. Os usuários temem que a segurança de seus dados sejam comprometidas
Com isso, o TechTudo listou seis tipos de site perigosos onde o acesso não é recomendado, para ajudar o internauta a se proteger de roubo de informações bancárias, download acidental de vírus e outras ameaças.
1. Sites de download de arquivos
A maioria das plataformas para baixar músicas, séries e filmes na internet, utilizam o protocolo de conexão BitTorrent para agilizar os downloads. Esse tipo de modalidade oferece riscos aos usuários, já que os seeders, responsáveis por disponibilizarem os arquivos torrent, e os leechers, beneficiários que baixam os arquivos, criam conexões em um ambiente sem fiscalização.
2. Sites de conteúdo adulto
Sites de conteúdo adulto podem gerar disseminação de malwares. Apesar de existir páginas legítimas para consumo desse tipo de material, portais falsos são criados por hackers para instalar vírus no PC dos espectadores.
3. Sites de e-commerces falsos
Os criminosos utilizam esses tipos de sites fraudulentos que replicam o visual de e-commerces legítimos para enganar consumidores e roubar informações pessoais e bancárias.
4. Sites que parecem 'clickbait'
Os sites "clickbait", conhecidos como caça-cliques, atraem os usuários com informações sensacionalistas e extravagantes. Essas páginas divulgam conteúdos enganosos e redirecionam os internautas para endereços duvidosos, possibilitando o roubo de dados.
5. Sites com URLs 'estranhas'
Os sites com erros de grafia no endereço, por exemplo, podem ser falsas e conter golpes ou vírus.
6. Sites de fake news
Os sites de fake news podem oferecer perigos à segurança dos usuários. Neles, os criminosos escondem vírus, links e malwares em notícias falsas que podem viralizar nas redes sociais.