Brasil

Rubem Fonseca sofre infarto e morre no Rio de Janeiro aos 94 anos

Ele recebeu o prêmio Machado de Assis em 2015

Por Da Redação
Ás

Rubem Fonseca sofre infarto e morre no Rio de Janeiro aos 94 anos

Foto: Zeca Fonseca/Divulgação

Morreu nesta quarta-feira (15) o escritor Rubem Fonseca, de 94 anos, no Rio de Janeiro vítima de um infarto. Ele sofreu o mal súbito em casa e chegou a ser encaminhado para o Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Fonseca, que nasceu na cidade de Juiz de Fora (MG) no dia 11 de maio de 1925, mudou-se para o Rio aos 8 anos de idade. Formado em Direito, trabalhou como comissário de polícia no início dos anos 1950. Na década seguinte, prestou serviços para o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (Ipes), vinculado ao golpe militar de 1964. Mais tarde, ele negou que tivesse apoiado o regime.

Dentre os principais livros dele estão os volumes de contos "Lucia McCartney" (1967), "Feliz ano novo" (1975) e "O cobrador" (1979), além dos romances "O caso Morel" (1973), "A grande arte" (1983) e "Agosto" (1990). Em 2015, ao receber o Prêmio Machado de Assis, entregue pela Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo conjunto da obra, Rubem Fonseca citou seu livro de estreia, escrito aos 17 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário