Rui anuncia liberação do transporte coletivo intermunicipal em todo o estado
Segundo o governador, medida só foi possível devido a redução dos casos de contaminação da Covid-19
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (25), durante agenda em Porto Seguro, que vai autorizar a retomada do transporte coletivo intermunicipal a partir da próxima segunda-feira (28), em 114 cidades do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste. A decisão permite que todos os 417 municípios baianos poderão reabrir os terminais rodoviários.
Segundo Rui, a medida, que será publicada no Diário Oficial do sábado (26), só foi possível devido a redução dos casos de contaminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e a desocupação dos leitos nas regiões. Contudo, Rui salientou a importância de preservar as medidas de segurança necessárias, tais como uso de máscaras, medição de temperatura dos funcionários e passageiros.
“Eu, infelizmente, tenho percebido que, com o decréscimo dos números, muita gente vem relaxando. Um mês, dois meses atrás, nós, praticamente, não víamos ninguém na rua sem máscara. Hoje já vemos em algumas cidades da Bahia”, disse o governador.
Segundo o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, os protocolos são imprescindíveis para a liberação gradativa do serviço até sua totalidade. “Nós avaliamos semanalmente, junto com o secretário da Saúde, como se comporta a disseminação do coronavírus em função da liberação do transporte. Não tendo um impacto negativo, vamos ampliar, inicialmente, para 70% a capacidade, mas isso ainda será no mês de outubro”.
No último dia 14, Rui liberou o transporte coletivo intermunicipal dos outros 303 municípios, pertencentes a seis das nove macrorregiões de saúde do estado da Bahia. Na manhã desta sexta (25), Ruim entregou obras de pavimentação, inaugurou uma creche e assinou ordem de serviço para construção e reforma de praças públicas de Porto Seguro.