Rui Costa crítica investigação dos EUA sobre o Brasil: "Potência preocupada com a 25 de Março"
Ministro da Casa Civil disse que o caso é "intromissão" de Trump

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom e Paulo Pinto/Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), criticou a investigação comercial iniciada pelos Estados Unidos contra o Brasil como "intromissão" e "inacreditável". Ele ironizou a investigação que contém a apuração do comércio na Rua 25 de Março, durante a cerimônia de assinatura do Decreto de Regulamentação do BR do Mar, nesta quarta-feira (16).
O relatório norte-americano menciona a rua 25 de Março, conhecido centro de comércio popular no coração de São Paulo, para apontar possíveis deficiências na proteção e na aplicação eficaz dos direitos de propriedade intelectual. Além disso, apresenta o Pix como uma eventual prática desleal do Brasil no setor de pagamentos digitais.
“Vivemos uma intromissão absolutamente indevida, não dá para imaginar um cenário onde um presidente de uma das duas maiores potências do mundo está preocupado com a 25 de Março e coloca isso num documento internacional. Está preocupado com o meio de pagamento que o país adota, que é abraçado por todos, pela população, pelas empresas, pelo sistema financeiro que é o PIx. É inacreditável algo dessa natureza", afirmou Rui.
O governo dos EUA afirma ainda "a região da Rua 25 de Março permanece há décadas como um dos maiores mercados para produtos falsificados, apesar das operações de fiscalização direcionadas a essa área".
Em resposta, Rui Costa afirma que o Brasil tem que responder com serenidade.
"Nenhuma outra nação, nenhum outro líder mundial pode escolher, seja a atividade que vai se dar na rua 25 de Março, seja nos meios de pagamento ou qualquer outra coisa que queira se intrometer, que seja absolutamente de definição do Brasil”, concluiu.