Rui Costa descarta novas medidas restritivas para conter disseminação da Covid-19
Governador pediu intensificação de vacinação e utilização de máscaras por parte da população
Foto: Gilberto Júnior/Farol da Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse nesta quinta-feira (27), durante coletiva no Centro Administração da Bahia (CAB), que não planeja estabelecer nenhuma outra medida de restrição para conter a disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo ele, o momento é de priorizar o avanço da vacinação e o uso da máscara.
“Nós vamos continuar acompanhando os casos e as recomendações permanecem. Depois de dois anos e meio de pandemia as pessoas estão cansadas e isso tem facilitado a proliferação dos vírus, principalmente porque o uso da máscara está sendo deixado de lado. Ontem, vi um estudo que fala que a variante Ômicron vive mais tempo nas superfícies e isso deve facilitar o contágio pelo manuseio e não uso da máscara. Essa variante é altamente contagiosa, mas nós estamos monitorando e adotando as medidas de proteção à saúde”, afirmou o governador.
Na ocasião, Rui alertou que em nenhum momento ao longo da pandemia o estado registrou um número tão grande de pessoas contaminadas. “Em nenhum momento da pandemia tivemos essa avalanche de contaminação ao mesmo tempo. Vocês podem enxergar isso olhando o gráfico. Chegamos ontem a quase 24 mil contaminados. No ritmo que vai, em menos de uma semana vamos passar de 30 mil casos”, disse Rui.
Apesar do descontrole epidemiológico, Rui reforçou a importância da vacina contra o novo coronavírus neste momento. “Se não fosse a vacinação, era uma verdadeira carnificina que estaríamos vivenciando”, disse.