Rui Costa destaca a importância da colaboração com os Estados para combater os incêndios
O ministro reforçou a necessidade de reestruturar as defesas civis através da aquisição de novos equipamentos e capacitação das equipes

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a importância da colaboração dos Estados com a União no enfrentamento dos incêndios no país. Durante reunião com os governadores, ele ressaltou que devem ser ouvidas as propostas de cada Estado para assim chegarem à resolução mais eficaz.
Na ocasião, Rui abordou a necessidade urgente de reestruturar as defesas civis através da aquisição de novos equipamentos e capacitação das equipes da defesa e dos bombeiros.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, atualizou sobre a situação do país. Ao todo, seriam 690 focos de incêndios, com 298 já extintos e 179 sob controle. Assim, 108 ainda não tinham sido extintos e 106 estão em áreas de difícil acesso, o que impossibilita a intervenção.
Marina Silva destacou a importância de um sistema integrado de combate ao fogo, envolvendo todas as esferas do governo. Ela reforçou a necessidade de novos recursos e estruturas para lidar com os números de focos que têm se tornado um desafio cada vez maior.