• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Rui Costa discorda de lei de igualdade salarial entre gêneros sancionada por Lula
Brasil

Rui Costa discorda de lei de igualdade salarial entre gêneros sancionada por Lula

Ministro contesta inclusão de obrigatoriedade no texto

Por Da Redação
Ás

Rui Costa discorda de lei de igualdade salarial entre gêneros sancionada por Lula

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, não concordou com a lei que estabelece penalidades para empresas que não garantem salários iguais entre homens e mulheres desempenhando as mesmas funções. O ex-governador da Bahia, é contra ao termo "obrigatoriedade" no texto da lei, alegando que nenhum país adota uma legislação semelhante. A informação é da coluna do Guilherme Amado. 

Costa afirmou a membros do governo que a lei deveria se limitar a fazer apenas uma recomendação às empresas.

Seguindo esta linha, o governo não teria o poder de aplicar punições aos empresários que descumprem a legislação. Os mecanismos de fiscalização são um aspecto distintivo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que já previa a igualdade salarial sem distinção de gênero, nacionalidade ou idade.

A proposta, enviada ao Congresso em março, obteve aprovação do Senado em junho. A lei foi sancionada pelo presidente Lula na segunda-feira (3), durante uma cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília. É importante ressaltar que o ministro Rui Costa não esteve presente no evento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário