Rui Costa promete adquirir "quatro ou cinco usinas de oxigênios" para hospitais dos munícipios
Na semana passada, o prefeito de Queimada postou vídeo nas redes sociais expondo a dificuldade
Foto: Reprodução
O governador Rui Costa disse que pretende adquirir "quatro ou cinco usinas de oxigênios" para colocar em hospitais que estão com baixo estoque. Segundo ele, o acordo estava sendo fechado esta semana.
"A usina de oxigênio, é uma produção de 27 m², suficiente para abastecer hospital de médio porte. Isso ajudará os munícipios numa possível escassez", disse ele nesta sexta-feira (19) durante entrevista a rádio Princesa FM, de Feira de Santana.
Na semana passa o prefeito de Queimada, no nordeste da Bahia, André Andrade (PT), postou vídeo nas redes sociais expondo a dificuldade.
"A empresa que nos fornece não tinha oxigênio. E a situação da nossa região está um pouco complicada também. Pedimos ajuda de cidades vizinhas e não conseguimos, pois todas estão com dificuldades”, desabafou o secretário de Saúde de Valente, Arnaldo Amaral.
Em Cipó, na mesma região, o consumo de oxigênio hospitalar aumentou em seis vezes nos últimos dias. “Conseguimos outra empresa. Na hora a gente nem pensou duas vezes, corremos para comprar, pois não íamos deixar os pacientes morrerem”, diz nota da prefeitura.
Nessa cidade, o hospital municipal possui apenas três leitos para pacientes com covid-19.