• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Rui diz que é 'inadmissível' 60% dos leitos de UTI ocupados devido a acidentes de trânsito
Saúde

Rui diz que é 'inadmissível' 60% dos leitos de UTI ocupados devido a acidentes de trânsito

Em Salvador, ministro participou da inauguração do Hospital Ortopédico da Bahia

Por Ane Catarine Lima, Emilly Lima
Ás

Rui diz que é 'inadmissível' 60% dos leitos de UTI ocupados devido a acidentes de trânsito

Foto: Farol da Bahia

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta segunda-feira (4), durante a inauguração do Hospital Ortopédico da Bahia, que 60% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados no estado são decorrentes de acidentes de trânsito. O petista ressaltou que, se as regras de trânsito fossem respeitadas, muitos desses leitos estariam disponíveis para pacientes que precisam de cirurgias eletivas. 

“Ao todo, 60% dos leitos de UTI ocupados são frutos de acidentes de trânsito. Isso é incompreensível e inadmissível, pois muitos desses acidentes poderiam ser evitados com o cuidado mínimo. Primeiro, não dirigir bebendo, usar os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] necessários e respeitar as leis de trânsito. Muitos acidentes poderiam ser evitados e muitos leitos poderiam estar desocupados para atender pessoas que precisam de cirurgias eletivas graves”, disse o ministro. 

A inauguração do maior hospital estadual em ortopedia e traumatologia do Brasil foi marcada pela presença de autoridades municipais, estaduais e federais, incluindo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

Com um investimento total de R$ 224 milhões, a unidade dispõe de 212 leitos, dos quais 30 são de UTI, e está equipada com tecnologia de ponta para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica, abrangendo áreas como traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além das 13 salas cirúrgicas, o hospital conta com ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e até mesmo uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário