• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Rui diz que projeto que reduz ICMS sobre combustíveis não solucionará problema
Bahia

Rui diz que projeto que reduz ICMS sobre combustíveis não solucionará problema

Em coletiva, governador criticou Bolsonaro e disse que projeto pode afetar outras áreas

Por Ane Catarine Lima
Ás

Rui diz que projeto que reduz ICMS sobre combustíveis não solucionará problema

Foto: Farol da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a criticar nesta segunda-feira (13), durante a inauguração da policlínica de saúde no bairro de Narandiba, na capital baiana, o projeto de lei que fixa o teto de 17% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre combustíveis, energia elétrica e transportes. Caso se confirme a proposta, o petista afirmou que áreas como saúde, educação e segurança serão afetadas sem que o problema seja resolvido. 

Além disso, Rui defendeu que o texto proposto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve ser votado pelos senadores ainda nesta segunda, só vai concentrar renda no setor. “Infelizmente, quem está fazendo isso não leu nem o manual básico de economia. Qualquer um que ler o manual básico de economia vai ver que em um setor econômico que é oligopolizado, que tem poucos donos, você não consegue regular preço se não for com oferta ou com legislação dura”, afirmou Rui, que completou dizendo que na capital baiana há no máximo cinco proprietários de postos de combustível, sendo que um deles controla cerca de 60% da oferta.

“E você vai dizer que essa pessoa vai baixar o preço? O problema é que o povo não vai ver o preço baixar na bomba e vai ver o dinheiro que é investido pelas prefeituras e pelos estados em educação, saúde e segurança ser transformado em mais lucro a importador de petróleo, para distribuidor e para posto de combustível. É um absurdo!”, pontuou o petista. 

Na ocasião, Rui também criticou a postura de Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes. “Ninguém precisa ser formado em economia para ser presidente da República, mas você também não pode se orgulhar daquilo que não sabe. Mas ele [Jair Bolsonaro] tem orgulho de bater no peito e dizer: ‘Eu não entendo nada de economia’”, disse.

“Agora, vai entrevistar o Guedes e perguntar o porquê ele está fazendo isso. [Ele vai responder]: ‘Porque o presidente tá mandando’. Então, um diz que não entende nada de economia e o ministro da Economia diz que tá fazendo o que o presidente, que não entende nada de economia, está mandando”, criticou o petista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.