Rui diz que STF "mostrou sensibilidade" ao aprovar autonomia dos governos na compra de vacinas
Gestor disse que tem uma reunião na sexta (26), para discutir a compra da 'Sputnik V'
Foto: Reprodução
O governador Rui Costa (PT) declarou que o Supremo Tribunal Federal (STF) demonstrou "sensibilidade" ao aprovar a autonomia dos estados e municípios na compra de vacinas contra a covid-19.
Ele também disse que, com a decisão, já iniciou conversas com laboratórios que produzem as doses e que na sexta (26), tem uma nova reunião com o Fundo Soberano da Rússia para discutir a disponibilidade de compras da vacina 'Sputnik V'.
"Quero agradecer ao STF por essa decisão. Mostrou sensibilidade com a vida humana - sensibilidade não demonstrada pela Anvisa e pelo Governo Federal- e autorizou a aplicação da vacina caso a Anvisa não se pronuncie em um determinado prazo. Com isso, nós intensificamos os contatos com os laboratórios. Hoje pela manhã fiz uma reunião com o laboratório Pfizer e já botei a Procuradoria para iniciar os termos contratuais", disse o gestor da Bahia em entrevista a CNN Brasil.
Segundo a decisão do STF, os governos podem negociar diretamente com os laboratórios caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aprovar as doses em um prazo de 72 horas.
Na entrevista, o governador afirmou que a Pfizer deu um prazo até o dia 19 de março para o Ministério da Saúde fechar acordo para compra das vacinas. Caso eles não respondam, o laboratório irá negociar diretamente com os estados.