Rui volta a criticar comportamento da Anvisa e do Governo Federal durante a pandemia
Governador afirmou que "boicote" do governo aos estados "entrará para a história" da humanidade
Foto: Gilberto Júnior / Farol da Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (5), durante entrevista aos jornalistas Kiko Nogueira e Pedro Zambarda, do Diário do Centro do Mundo (DCM), que o comportamento adotado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Governo Federal durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, “entrará para a história” como um dos “grandes absurdos” que aconteceram no período.
Rui disse ainda que os estados tentam convencer a população a respeitar as medidas restritivas para conter a pandemia, embora haja um “boicote” por parte do governo.
“O Brasil é o único caso do mundo em que o presidente da República diz ao povo para não usar máscara, que faz mal. Ele chegou a postar um falso estudo em que dizia isso. É o único lugar do mundo em que a agência sanitária entra na Justiça para impedir que um estado fiscalize o aeroporto e bote teste de Covid. Fizemos isso por três dias, e encontramos dezenas de pessoas contaminadas”, disse.
“As pessoas que estavam no voo tinham esse direito de saber. A Anvisa entrou na justiça para proibir que o estado fizesse esse trabalho. Isso vai ser contado na história da humanidade como um dos absurdos que aconteceram nessa pandemia. É um absurdo o comportamento do Governo Federal e eu diria da Anvisa também, que tem uma história tão bonita no passado, independente de qual governo. Mas que, na minha opinião, foi capturada pela ideologia política e dogma e, infelizmente, adotou ao longo da pandemia medidas absurdas como essa”, completou Rui.