• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ruínas de teatro do Imperador Nero do século I d.C. são descobertas perto do Vaticano em Roma
Mundo

Ruínas de teatro do Imperador Nero do século I d.C. são descobertas perto do Vaticano em Roma

Escavações revelam local onde Nero ensaiava poesia e música e revelam artefatos raros, incluindo colunas de mármore e figurinos

Por Da Redação
Ás

Ruínas de teatro do Imperador Nero do século I d.C. são descobertas perto do Vaticano em Roma

Especialistas em Roma realizaram uma descoberta ao desenterrar as ruínas de um teatro particular pertencente ao imperador romano Nero, datado do século I d.C., a poucos metros do Vaticano. O local, mencionado em textos romanos de Plínio, o Velho, foi encontrado pela primeira vez durante as escavações para a renovação do Palazzo della Rovere, que será transformado em um hotel Four Seasons com inauguração prevista para 2025. As ruínas incluem colunas de mármore, decorações folheadas a ouro e depósitos com restos de figurinos e cenários usados nas produções teatrais de Nero.

Nero, o quinto imperador romano, é conhecido por seu reinado impopular, extravagante e repleto de libertinagens pessoais. As escavações forneceram um vislumbre raro do período que vai do seu governo até o século XV. Artefatos como cálices de vidro, taças coloridas e restos de cerâmica de diferentes períodos foram descobertos, incluindo itens datados do século 10 e tesouros do século 15, marcado por saques à cidade de Roma.

Marzia Di Mento, arqueóloga responsável pela escavação, descreveu o trabalho como um sonho para qualquer arqueólogo, dada a riqueza histórica e arqueológica da área. As peças menores serão levadas a museus romanos para exibição, e as ruínas da estrutura serão catalogadas antes de serem enterradas novamente. O projeto de renovação do palazzo e do jardim acima das ruínas prossegue, e a escavação proporcionou uma oportunidade única de resgatar e estudar mais profundamente a história desse tesouro romano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário