Rússia anuncia primeiro ataque com míssil hipersônico na Ucrânia
O governo russo afirmou que o lançamento visava destruir local de armazenamento de armas
Foto: Divulgação/D.R.
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou, nesta sábado (19), o primeiro ataque com míssil hipersônico contra a Ucrânia. Segundo o governo russo, a ofensiva visava destruir um local de armazenamento de armas no Oeste do país.
"O sistema de mísseis de aviação Kinjal, com mísseis balísticos hipersônicos, destruiu uma grande instalação subterrânea de armazenamento de mísseis e munição de aviação das tropas ucranianas em Delyatin, região de Ivano-Frankovsk", afirmou Igor Konashenkov, porta-voz do ministério.
O Khinjal, modelo usado no ataque, é chamado por Vladimir Putin, presidente russo, de "arma ideal". O dispositivo tem capacidade para atingir um alvo a mais de 2 mil quilômetros de distância.
Além disso, Konashenov informou também que as forças russas utilizaram o sistema de mísseis antinavio Bastion para atacar instalações militares ucranianas perto do porto de Odessa, no Mar Negro.
Segundo a agência de notícias russa Interfax, esta foi a primeira vez que a Rússia usou o sistema hipersônico Kinjal desde o início do conflito com a Ucrânia, em 24 de fevereiro. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ainda não se pronunciou sobre o caso.