• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Rússia promete usar armas nucleares se Finlândia e Suécia aderirem à Otan
Mundo

Rússia promete usar armas nucleares se Finlândia e Suécia aderirem à Otan

Uma cúpula sobre o tema está marcada para 29 de junho

Por Da Redação
Ás

Rússia promete usar armas nucleares se Finlândia e Suécia aderirem à Otan

Foto: Reprodução

A Rússia reagiu contra a possível entrada da Finlândia e da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e ameaçou usar armas nucleares. O vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, fez o alerta. “Não se poderá falar mais de um Báltico livre de armas nucleares, o equilíbrio tem de ser reposto”, afirmou. “Até hoje, a Rússia não tomou tais medidas e não iria. Mas, se nossa mão for forçada… Tome nota de que não fomos nós que propusemos isso'', completou. 

Uma cúpula da Otan está prevista para 29 e 30 de junho em Madri, na Espanha. A Finlândia deve decidir, nas próximas semanas, sobre uma possível candidatura à Otan. A medida pode induzir a Suécia a tomar a mesma decisão. Na última quarta-feira (13), a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, defendeu a iniciativa. “Acho que isso acontecerá rapidamente. Dentro de algumas semanas, não meses”, adiantou. A Suécia também não exclui a possibilidade de unir-se à aliança.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, criticou, na última segunda-feira (11), a entrada dos países na aliança militar coordenada pelos Estados Unidos.  “Temos dito repetidamente que essa aliança não traz qualquer paz ou estabilidade. Ela é apenas uma ferramenta para confrontação”, criticou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.