• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Rússia propõe resolução de cessar-fogo na guerra Israel-Hamas na ONU
Mundo

Rússia propõe resolução de cessar-fogo na guerra Israel-Hamas na ONU

Vassily Nebenzia ressalta reação variada dos membros do Conselho de Segurança

Por Da Redação
Ás

Rússia propõe resolução de cessar-fogo na guerra Israel-Hamas na ONU

Foto: Unrwa/Mohammed Hinnawi

O representante permanente da Rússia nas Nações Unidas (ONU), Vassily Nebenzia, entregou um projeto de resolução no Conselho de Segurança, apelando a um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas. Nebenzia enfatizou a importância da desescalada do conflito e destacou que a resolução recebeu reações diversas dos outros 14 países membros.

Questionado sobre a ausência de menção ao Hamas na resolução, o diplomata explicou que sua proposta se concentra em aspectos humanitários. Ele ressaltou a condenação russa de qualquer forma de violência contra os residentes de Israel e Gaza, ao mesmo tempo que reconheceu o direito de Israel de defender seu território. Nebenzia comparou o bombardeio diário de Gaza ao cerco de Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial e criticou o plano de Israel de realocar mais de 1 milhão de pessoas do norte de Gaza para o sul, alegando que isso se assemelha à criação de um gueto.

Além disso, Nebenzia responsabilizou os Estados Unidos por bloquear a atuação do Quarteto no Oriente Médio ao longo dos anos. O Quarteto é composto pelas Nações Unidas, União Europeia, Estados Unidos e Rússia, tendo sido criado em 2002 com o objetivo de mediar o processo de paz israelo-palestino.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário