Rússia realiza referendo de anexação em regiões ocupadas da Ucrânia hoje
Medida é considerada ilegal por Kiev e seus aliados ocidentais
Foto: Reprodução/Twitter
As autoridades aliadas a Moscou nas regiões ocupadas da Ucrânia iniciaram, nesta sexta-feira (23), os referendos de anexação à Rússia. Kiev e seus aliados ocidentais, no entanto, consideram a consulta pública, divulgada pelo próprio governo russo no início desta semana, ilegal.
De acordo com informações russas, as votações nas regiões Donetsk e Luhansk (leste), assim como em Kherson e Zaporizhzhia (sul), tiveram início às 5h (2h de Brasília), e devem durar cinco dias.
Os referendos elevam a tensão em meio a uma semana marcada pela mobilização de 300.000 reservistas anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin, que também reforçou a utilização do arsenal nuclear para proteger o território de seu país.
Uma suposta integração à Rússia das quatro regiões, que os analistas avaliam como algo certo, implicaria que Moscou, diante de sua doutrina, poderia utilizar suas armas atômicas para defendê-las da contraofensiva iniciada pela Ucrânia no leste e sul do país.
"Não podemos deixar o presidente Putin se safar", afirmou em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU o secretário de Estado americano, Antony Blinken, que acusou o russo de "jogar lenha na fogueira". Ele acrescentou: "A ordem internacional que tentamos salvar aqui está sendo destruída diante de nossos olhos".