Rússia retoma acordo para exportação de grãos da Ucrânia

País havia suspendido sua participação no acordo de grãos no último fim de semana

Por Da Redação
Ás

Rússia retoma acordo para exportação de grãos da Ucrânia

Foto: Reprodução/ Pixabay

Alegando ataque de forças ucranianas, Moscou tinha suspendido no fim de semana sua participação no acordo firmado com Kiev para liberar a passagem de navios com alimentos pelo Mar Negro. O país informou nesta quarta-feira (2) que retomará sua participação em um acordo para liberar as exportações vitais de grãos a partir do Mar Negro, no sul da Ucrânia, após suspendê-lo no fim de semana.

O Ministério da Defesa russo informou que recebeu garantias da Ucrânia de que a região não será usada para operações militares contra a Rússia.

A Rússia havia suspendido sua participação no acordo de grãos no fim de semana, alegando que não podia garantir a segurança dos navios que cruzam o Mar Negro devido a um ataque à sua frota na região.

A Ucrânia rebateu, dizendo que as alegações eram falsas. Apesar da suspensão do acordo, navios continuaram a transportar grãos a partir da Ucrânia, mas isso não deveria continuar por muito tempo, uma vez que as seguradoras não estavam mais emitindo novos contratos devido à decisão russa, disseram fontes dessa indústria à agência Reuters.

Ainda na quarta, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou sobre o tema. Ele disse que o país pode se retirar do acordo novamente a qualquer momento. Mas que, se fizer isso, não impedirá o escoamento dos navios da Ucrânia para a Turquia, por exemplo.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.