Rússia vai ampliar Exército para 1,5 milhão de soldados
Também serão criados dois novos distritos militares, os de Moscou e Leningrado, afirmou o ministro da Defesa do país
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Rússia decidiu expandir seu contingente de soldados para 1,5 milhão, criar bases do Exército na fronteira com a Finlândia e intensificar a presença nas regiões da Ucrânia anexadas, de acordo com a agência oficial Tass.
Atualmente, as Forças Armadas russas têm 2 milhões de integrantes, dos quais 1.150.628 são militares. Em 1º de janeiro, entrou em vigor uma resolução do presidente Vladimir Putin que eleva o número de militares em 137 mil.
"Só é possível garantir a segurança militar do Estado e proteger novas federações se fortalecermos as estruturas de base das Forças Armadas", destacou o ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu.
Segundo o ministro da Defesa, ainda serão criados dois novos distritos militares, os de Moscou e Leningrado, assim como bases militares nos territórios das "novas entidades constituintes" da Rússia.
Outra medida é a criação de uma base militar na fronteira com a Finlândia, onde três divisões serão motorizadas como parte das Forças Terrestres e duas divisões de assalto aéreo nas Forças Aéreas. A decisão é uma resposta à expansão da Otan com o processo de adesão de Finlândia e Suécia.