Sai da prisão o ex-policial condenado pela morte de George
Thomas Lane cumpriu dois anos e meio por prisão federal e três anos por prisão estadual
Foto: Divulgação/Polícia EUA
Thomas Lane foi um dos ex-policiais condenados pela morte de George Floyd em 2020. Ele foi solto da prisão nesta terça-feira (20/08) após cumprir 2 anos e meio por prisão federal e três anos por prisão estadual. A primeira sentença foi finalizada no início do ano e a segunda nesta semana.
Thomas Lane foi condenado por negar o acesso aos direitos civis do George Floyd e por cumplicidade em homicídio culposo. Outros ex-policiais envolvidos no caso têm previsão de serem liberados em abril de 2025. O principal responsável pela morte de Floyd, Derek Chauvin, tem previsão de ser liberado a partir de 2038.
Relembre o caso
George Floyd foi morto no dia 25 de maio de 2020 em Minnesota, nos Estados Unidos, após uma abordagem policial. Suspeito de ter usado células falsas para comprar um cigarro, George foi morto em uma abordagem policial após ter o joelho do ex-policial Derek Chauvin em sua garganta por 9 minutos. O suspeito estava desarmado e algemado.
Uma série de protestos iniciou o movimento "Vidas Negras Importam" (Black Lives Matter). As manifestações pediam justiça pelo caso e contra a violência policial. As manifestações se espalharam por vários países. No Brasil, o Rio de Janeiro foi uma das cidades onde ocorreram as manifestações.