Tecnologia

Saiba como assistir à missão Artemis 1 da Nasa nesta segunda-feira (29)

A Artemis 1 tem objetivo de realizar um teste sem tripulação na órbita lunar para entender os perigos da missão

Por Da Redação
Ás

Saiba como assistir à missão Artemis 1 da Nasa nesta segunda-feira (29)

Foto: NASA/Ben Smegelsky

A missão Artemis 1 não tripulada, incluindo o Space Launch System Rocket e a nave espacial Orion, tem como alvo a decolagem nesta segunda-feira (29) entre 9h33 e 11h33, pelo horário de Brasília, do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida. Esta é a primeira vez em 50 anos que uma espaçonave se prepara para ser lançada em uma viagem à Lua.

A NASA realizará uma transmissão ao vivo da partida. Inclusive, a transmissão está online em um vídeo, no YouTube, e você já pode visualizar o foguete posicionado na plataforma de lançamento.

“Construiremos um Acampamento Base Artemis na superfície [da Lua] e o Portal em órbita lunar. Esses elementos permitirão que nossos robôs e astronautas explorem mais e conduzam mais ciência do que nunca”, afirma a NASA em seu site.

A Artemis 1 tem objetivo de realizar um teste sem tripulação na órbita lunar para entender os perigos da missão — os testes são realizados para entender qualquer problema antes de enviar uma nave tripulada à Lua. A missão Artemis 2 deverá ser realizada em um voo tripulado à Lua em 2024. Contudo, o primeiro pouso lunar, após algumas décadas, está previsto para acontecer em 2025.

A jornada de Orion durará 42 dias enquanto viaja para a Lua, dá uma volta em torno dela e retorna à Terra – viajando um total de 2,1 milhões de quilômetros. A cápsula cairá no Oceano Pacífico, na costa de San Diego, em 10 de outubro.

As câmeras dentro e fora da Orion compartilharão imagens e vídeos durante toda a missão, incluindo visualizações ao vivo do experimento Callisto, que capturará um fluxo de um manequim chamado Comandante Moonikin Campos sentado no assento principal. Se você tiver um dispositivo habilitado para Amazon Alexa, poderá perguntar sobre a localização da missão todos os dias.

Jornada à Lua

Após a decolagem, os propulsores de foguetes sólidos se separarão da espaçonave cerca de dois minutos após o início do voo e cairão no Oceano Atlântico, com outros componentes também sendo descartados logo depois. O estágio central do foguete se separará cerca de oito minutos depois e cairá em direção ao Oceano Pacífico, permitindo que as asas da matriz solar da Orion sejam implantadas.

A manobra de elevação perigree ocorrerá cerca de 12 minutos após o lançamento, quando o ICPS sofrer uma queima para aumentar a altitude de Orion para que não volte a entrar na atmosfera da Terra. Pouco depois disso, ocorre a queima de injeção translunar, quando o ICPS aumenta a velocidade de Orion de 28.163 quilômetros por hora para 36.371 quilômetros por hora para escapar da atração da gravidade da Terra e partir para a Lua. Após esta queima, o ICPS se separará de Orion.

Orion vai superar o recorde de distância de 400.169 quilômetros – estabelecido pela Apollo 13 em 1970 – em 8 de setembro, quando der uma volta ao redor da Lua. A espaçonave atingirá sua distância máxima da Terra de 450.616 quilômetros em 23 de setembro, quando se aventurar 64.373 quilômetros além da Lua.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.