• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Saiba o que é o Blue Card da União Europeia e como conseguir o visto
Mundo

Saiba o que é o Blue Card da União Europeia e como conseguir o visto

Cartão dá direito à cidadania e documento tem validade de até quatro anos

Por Da Redação
Ás

Saiba o que é o Blue Card da União Europeia e como conseguir o visto

Foto: Freepik

O Blue Card da União Europeia é um visto criado para atrair profissionais qualificados em áreas de grande demanda e que já contempla mais de 70 mil estrangeiros com residência alemã. Atualmente, dos 458 mil estudantes estrangeiros que frequentam universidades alemãs, mais de 175 mil vêm de países de fora da UE. 

A Índia lidera essa estatística, com mais de 42 mil alunos. Em seguida vem a China, com 39 mil, e a Síria, com 15 mil.

O documento tem validade de até quatro anos mas, a partir dele é possível conseguir uma residência permanente na Alemanha, caso o estrangeiros consiga provar que possui ao menos o nível básico de alemão. 

No entanto, é necessário ter um diploma de curso superior para ser elegível. O documento pode ser de uma instituição de ensino estrangeira, contanto que seja reconhecido pelo governo alemão, por meio de uma declaração de comparabilidade.

Além disso, o interessado também precisa provar que tem uma oportunidade de emprego correspondente à sua qualificação. O cargo deve ser sustentado por um período de pelo menos seis meses e com salário bruto de 45.300 euros por ano.

Mas há requisitos de salários diferentes. Estudantes que se formaram há pelo menos 3 anos ou profissionais de áreas de grande demanda, como engenharia, tecnologia da informação, medicina, educação, entre outros, onde há uma grande demanda, basta um emprego com renda anual de 41.041,80 euros.

Como conseguir o Blue Card

É possível iniciar o processo de forma online através do site do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Após carregar a candidatura e documentos no site, os dados serão verificados e quaisquer ambiguidades serão esclarecidas com o requerente através do próprio Consular Services Portal.

O site também indicará em qual representação consular o requerente deverá se apresentar. Na ocasião, a identidade do requerente será verificada, os dados biométricos (impressão digital e fotografia) registados e a taxa paga.

É possível ver toda a documentação necessária e agendar um horário. O processo de tramitação é de até seis semanas e custa 75 euros. Se a aplicação for concluída com sucesso, será concedido um visto de entrada no país europeu.

Depois que a pessoa chegar na Alemanha e entrar com o visto, é necessário declarar o endereço no departamento local de registro de moradores e, a partir daí, é possível solicitar o título de residência. É importante que a inscrição seja feita antes que o visto de entrada expire.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário