• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Saiba quais são as atribuições da nova autoridade de segurança nuclear

Saiba quais são as atribuições da nova autoridade de segurança nuclear

Explicação é do ministro Marcos Pontes, em entrevista a site

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Saiba quais são as atribuições da nova autoridade de segurança nuclear

Foto: Reprodução/Alan Santos/PR

Na última segunda-feira (17), foi publicada no Diário Oficial da União, a medida provisória que cria a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear autarquia federal que tem como atribuições, "monitorar, regular e fiscalizar a segurança nuclear, a proteção radiológica e a das atividades e das instalações nucleares de atividades nucleares, materiais nucleares e fontes de radiação no território nacional, nos termos do disposto na Política Nuclear Brasileira e nas diretrizes do Governo Federal", segundo explicou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, em entrevista ao Repórter Brasil.

Segundo Pontes, a criação de uma autoridade de segurança nuclear era o anseio de mais de 34 anos, tanto da comunidade internacional como de órgãos nacionais de controle, como do Tribunal de Contas da União (TCU). Eles defendiam que as atividades de execução da política nuclear e de fiscalização dessas atividades deveriam ser executadas por diferentes órgãos.

“É uma expectativa de algo que precisava ser feito há 34 anos”, disse o ministro. Segundo Pontes, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem) acumulava duas funções.

“Para a população, a criação de uma autoridade nuclear aumenta o nível de segurança de todas as atividades nucleares no país o que é importante para todo mundo”, afirma. As usinas nucleares são de atribuição do Ministério de Minas e Energia, esclarece o ministro.

Na ocasião, Pontes ainda ressaltou que o Brasil só trabalha com a utilização da energia nuclear para fins pacíficos.  “Graças a um esforço desse ministério, da Marinha do Brasil e do Ministério de Minas e Energia. Tudo isso compõe nosso programa nuclear”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário