• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Salvador apresenta uma das menores altas no preço médio de aluguel do Brasil em maio
Economia

Salvador apresenta uma das menores altas no preço médio de aluguel do Brasil em maio

Índice FipeZap também aponta pouco avanço em São Paulo, Brasília e Porto Alegre

Por Da Redação
Ás

Salvador apresenta uma das menores altas no preço médio de aluguel do Brasil em maio

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O preço médio dos aluguéis de imóveis no Brasil apresentou um aumento de 1,29% em maio em relação ao mês anterior, de acordo com o índice FipeZap de locação. No acumulado do ano, todas as 25 cidades medidas pela Fipe apresentaram aumento nos preços dos aluguéis. As menores altas foram observadas em Salvador (+6,85%); São Paulo (+5,84%); Brasília (+4,84%); Porto Alegre (+4,15%); e Recife (+3,36%).

As capitais com as maiores altas no ano foram Goiânia (+22,89%); Florianópolis (+21,61%); Fortaleza (+12,31%); Rio de Janeiro (+10,76%); e Belo Horizonte (+9,47%).

Nos últimos 12 meses, o valor dos aluguéis acumulou uma alta de 16,52%, segundo os dados do índice. No período de janeiro a maio deste ano, a alta acumulada foi de 7,76%.

Aluguel supera a inflação

O índice dos aluguéis continuou a subir acima da inflação geral. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial medida pelo IBGE, registrou um aumento de 0,23% em maio. No acumulado do ano até maio, o IPCA apresentou um aumento bem menor, de 2,95%, e nos últimos 12 meses, de 3,94%.

Por outro lado, há expectativas de que os contratos futuros de aluguel possam ter uma leve queda. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas e frequentemente utilizado nos contratos e reajustes de locação, registrou uma queda de 1,84% em maio e acumulou uma baixa de 2,58% no ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.