Salvador: Câmara Municipal realiza audiência pública para discutir futuro do Centro de Convenções
Evento está agendado para o dia 10 de outubro, às 9h
Foto: Max Haack/ Secom
A Câmara Municipal de Salvador informou nesta segunda-feira (25), que promoverá uma audiência pública no dia 10 de outubro, às 9h, no auditório do Centro de Cultura, na Praça Municipal, com o intuito de discutir o atual estado do Centro de Convenções da Bahia. Recentemente, no último sábado (23), marcou-se o sétimo aniversário do desabamento parcial desse importante equipamento, e, até hoje, o governo estadual, responsável pelo Centro de Convenções, não apresentou informações transparentes sobre os planos para o local.
A iniciativa da audiência pública foi proposta pelo vereador Claudio Tinoco, ex-secretário de Cultura e Turismo de Salvador pelo partido União Brasil. Diversos representantes do governo estadual e autoridades foram convidados para o evento, incluindo o secretário de Turismo do Estado, a Procuradora Geral do Estado, o secretário de Segurança Pública, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, entre outros. Além disso, representantes das associações de moradores da região também estarão presentes.
No sábado passado, moradores e comerciantes das áreas circundantes, como Costa Azul, Boca do Rio, Jardim Armação e Stiep, realizaram um ato simbólico em que "abraçaram" o Centro de Convenções em protesto contra o abandono do local, que continua deteriorando, e para exigir soluções do governo estadual. A deterioração do centro não apenas causa impactos urbanos na região, mas também levanta preocupações com a segurança, uma vez que o espaço tem sido utilizado por criminosos.
Claudio Tinoco enviou um novo ofício ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), solicitando esclarecimentos sobre as ações que o governo do estado planeja tomar para resolver a situação. As perguntas abrangem tópicos como a possibilidade de demolição do centro, alocação de orçamento para o serviço, disponibilidade do imóvel por ordem judicial, planos para a área e reforço na segurança dos moradores nas proximidades, especialmente em relação ao uso do local por criminosos.