• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Salvador: campanha de vacinação contra a Influenza encerra na quarta-feira (31)
Bahia

Salvador: campanha de vacinação contra a Influenza encerra na quarta-feira (31)

Mais de 180 mil pessoas já foram imunizadas, mas meta é atingir pelo menos 90% do público-alvo

Por Da Redação
Ás

Salvador: campanha de vacinação contra a Influenza encerra na quarta-feira (31)

Foto: Bruno Concha/Secom

A campanha de vacinação contra a Influenza em Salvador segue até esta quarta-feira (31), nos 150 postos de saúde da capital, das 8h às 17h. A imunização está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade, e a lista completa de locais de vacinação pode ser consultada no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Iniciada em março, a estratégia segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já protegeu mais de 180 mil pessoas na capital baiana, o que representa 25% do público-alvo habilitado. No entanto, a meta é vacinar pelo menos 726 mil indivíduos, ou seja, alcançar pelo menos 90% do público elegível. Até o momento, os grupos que mais buscaram espontaneamente a vacina foram os idosos (30%) e as gestantes (26%). Por outro lado, o público infantil, composto por crianças de 6 meses a menos de 6 anos, registrou a menor procura, com apenas 14%.

No caso das crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, aquelas que estão sendo vacinadas pela primeira vez contra a Influenza receberão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Já aquelas que receberam ao menos uma dose da vacina em anos anteriores precisarão receber apenas uma dose.

Mesmo com as doses disponíveis para a população em geral, é fundamental que os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) busquem a vacinação. Esses grupos têm maior suscetibilidade a desenvolver complicações devido à infecção por vírus respiratórios.

Além das crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, os seguintes grupos têm prioridade na imunização: gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para receber a vacina, é necessário levar a carteira de vacinação ou o cartão SUS, juntamente com um documento com foto. Além disso, é preciso apresentar um documento que comprove a elegibilidade no grupo prioritário, como um relatório médico para portadores de doenças crônicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.