Salvador confirma mais três casos de varíola dos macacos
Ao todo, estado tem 30 casos confirmados da doença, sendo 21 na capital
Foto: Masum Ali/Pixabay
A Bahia confirmou mais três novos casos de varíola dos macacos, ou monkeypox, nesta quinta-feira (18), em Salvador, totalizando 21 casos na capital. Ao todo, o estado tem mais 9 casos, sendo 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Juazeiro; 1 em Mutuípe e 1 em Xique-Xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 191 casos suspeitos de Monkeypox.
Apesar da crescente de casos, o prefeito Bruno Reis negou a necessidade de exigir o uso de máscaras em Salvador contra a varíola dos macacos. Segundo ele, no entanto, para os que têm comorbidades, a máscara pode ser importante para o enfrentamento da doença. O prefeito também afirmou que, em algum momento, a necessidade pode mudar e a decisão da obrigatoriedade de máscaras pode ser tomada.
O Brasil é o 5º país com mais casos confirmados da doença. Na segunda-feira (15), o Ministério da Saúde anunciou que o calendário de vacinas contra a varíola dos macacos seria oficializado ainda esta semana e que uma parte dos imunizantes chegaria "muito em breve". Até o momento, a única vacina aprovada pela OMS é a produzida pela Bavarian Nordic.