Salvador contará com policiamento reforçado durante Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho
Cerca de 645 policiais militares atuarão na festividade, conforme divulgado pela Polícia Militar
Foto: Reprodução/Sgt PM RR/C Magno
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) divulgou, na sexta-feira (31), que cerca de 645 policiais militares serão mobilizados para atuar nas ruas de Salvador durante a tradicional festa em homenagem à Iemanjá. O festejo acontecerá no próximo domingo (2), no Rio Vermelho, em Salvador.
A ação foi iniciada neste sábado (1), na véspera da festa da rainha do mar, que é o período onde o bairro fica lotado de baianos e turistas, e seguirá até o final da festa, na madrugada da segunda-feira (3).
O órgão informou que vai realizar ações de inteligência por meio de agentes que irão monitorar diversos pontos do Rio Vermelho para auxiliar nas atividades operacionais.
Os agentes devem atuar a pé durante todo o perímetro do evento, e serão instalados seis postos elevados de observação, para facilitar a visão ampliada da multidão. Detectores de metais, drones e helicóptero também devem auxiliar nas ações. Além disso, cavalaria e bases móveis serão posicionadas em locais estratégicos.
O Departamento de Apoio Logístico (DAL) divulgou que preparou outros novos postos exclusivos da PM, designados à abordagem, reunião de tropa e apoio às patrulhas, que estarão distribuídos ao longo do festejo.
Serviço de Proteção à Mulher
Durante as festividades de Iemanjá, neste ano, será utilizado o Sistema de Reconhecimento Facial com o intuito de identificar e capturar agressores com mandado de prisão em aberto por crimes relacionados à violência contra a mulher.
Patrulhas do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM) estarão espalhadas pelo evento, com viaturas com presídio para encaminhar qualquer agressor com mandado de prisão em aberto, que forem reconhecido pelas câmeras de monitoramento, às delegacias.
A ação de combate à violência contra a mulher é uma parceria entre a PMBA, por meio do BPPM, e a Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).