• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Salvador continua vacinação contra Covid-19 e gripe nesta terça-feira (18)
Saúde

Salvador continua vacinação contra Covid-19 e gripe nesta terça-feira (18)

Imunização está disponível para diversas faixas etárias e grupos prioritários

Por Da Redação
Ás

Salvador continua vacinação contra Covid-19 e gripe nesta terça-feira (18)

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prossegue com a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe nesta terça-feira (18). A dose da vacina contra a gripe está disponível para pessoas com idade igual ou superior a 6 meses, com lista das unidades no site oficial da SMS.

Além disso, serão oferecidas as 1ª e 2ª doses da vacina Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais no esquema "LIBEROU GERAL". A 3ª dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, residentes de Salvador.

A vacinação bivalente contra a gripe está disponível para a população geral de 18 anos ou mais, mediante apresentação da caderneta de vacinação, comprovante de residência na Bahia e ter recebido as duas doses da monovalente com intervalo de 4 meses.

Entre os grupos prioritários para a vacinação bivalente estão trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, quilombolas, indígenas e ribeirinhos de 12 anos ou mais; adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência permanente; imunocomprometidos ou com comorbidades. A comprovação será autodeclarada, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, também podem receber a bivalente, respeitando o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes.

Documentação necessária inclui originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital, documento de identificação com foto e comprovante de residência no Estado da Bahia.

Para gestantes, não será exigida comprovação da situação gestacional. Para puérperas, é necessário apresentar documento que comprove o puerpério. Trabalhadores da saúde devem comprovar vínculo ativo com o serviço de saúde.

A vacinação infantil contempla a 1ª e 2ª dose para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades. O reforço da Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades também está disponível para quem tiver nome na lista da SMS.

Para pessoas com 18 anos ou mais que não são residentes de Salvador ou não iniciaram o esquema primário na capital, a aplicação da 1ª e 2ª dose está liberada. A 3ª dose será exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, cadastradas no site da SMS pelo médico assistente.

A imunização continua para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário, conforme orientação da Nota Técnica do Ministério da Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.