• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Salvador: devotos participam do novenário em preparação à festa de São João Batista
Bahia

Salvador: devotos participam do novenário em preparação à festa de São João Batista

Este ano, os festejos em homenagem ao precursor de Jesus serão encerrados no dia 23 de junho

Por Da Redação
Ás

Salvador: devotos participam do novenário em preparação à festa de São João Batista

Foto: Reprodução/CN

A única paróquia dedicada a São João Batista na Arquidiocese de Salvador inicia os festejos em honra ao precursor de Jesus, com o tema central extraído do Salmo 36 -  “A boca do justo fala com sabedoria e a sua língua exprime a justiça”. O novenário inicia nesta terça-feira, 14 e vai até o dia 22 de junho, sempre às 19h, na Matriz (Avenida Vasco da Gama, nº 263, Vasco da Gama, Salvador).

Este ano, a Igreja Católica celebrará, em 24 de junho, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Desta forma, o ápice das homenagens a São João Batista será em 23 de junho, com a seguinte programação: Oração das Laudes, às 7h; Missas pelos devotos, às 10h (esta presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão), e pelos enfermos, às 16h; e recitação do Terço da Misericórdia, às 15h. O ponto alto dos festejos será a Santa Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 19h.

Gestos concretos
Durante a novena que precede o dia festivo (23), os devotos são conclamados a realizarem gestos concretos, por meio da doação de detergente (1ª noite), desinfetante (2ª noite), copo descartável (3ª e 6ª noites), pedra sanitária (4ª noite), água sanitária (5ª noite), saco de lixo de 100L (7ª noite), sabonete líquido (8ª noite) e sabão em pó (9ª noite).

São João Batista

João Batista, nome que significa “Deus é propício”, é o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. Filho de Zacarias e de Isabel (prima de Maria, a Mãe de Jesus), João pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Daí a origem de ser chamado Batista, porque batizava com água.

A mando do Rei Herodes, João foi aprisionado e levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses. O motivo deste aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodíades, por intermédio da filha Salomé, conseguiu que Herodes matasse João Batista e entregasse a sua cabeça numa bandeja.

São João Batista é o único santo que tem o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 de agosto) celebrados pelos cristãos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário