• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Salvador e RM registram mais de 110 mortes por tiros em janeiro de 2024, aponta Fogo Cruzado
Bahia

Salvador e RM registram mais de 110 mortes por tiros em janeiro de 2024, aponta Fogo Cruzado

Índice de mortos é 47% maior que o registrado no mesmo período do ano passado

Por Da Redação
Ás

Salvador e RM registram mais de 110 mortes por tiros em janeiro de 2024, aponta Fogo Cruzado

Foto: Agência Brasil

Nos primeiros 16 dias de janeiro, Salvador e a região metropolitana registraram 59 mortes por tiros de armas de fogo. Entre os dias 11 e 27, o número de mortes chegou a 100 e totalizou 116 até o final do mês, de acordo com o relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado.

Os dados indicam um aumento de 47% na letalidade da violência armada da região, ao ser comparado com o mesmo período de 2023. O número de mortos em Salvador e na RM é 103,5% maior que o registrado na RM do Rio de Janeiro, que concentrou 57 mortes por arma de fogo no mesmo mês. Do total, 31% das fatalidades ocorreram em maio em ações e operações policiais. 

Segundo o relatório, as 116 mortes foram resultados dos 168 tiroteios mapeados em janeiro, que também deixaram outras 36 pessoas feridas. Do total de tiroteios, 67 ocorreram em ações policiais que culminaram na morte de 38 pessoas e deixaram outras 11 feridas, 13 em meio a disputas, com sete pessoas mortas e duas feridas e 13 em meio a perseguições, que vitimaram oito pessoas: cinco morreram e três ficaram feridas

De Salvador, os bairros mais afetados pela violência armada foram: Engenho Velho da Federação: 11 tiroteios, 3 mortos e 2 feridos; Liberdade: 7 tiroteios, 4 mortos e 4 feridos; Boca do Rio: 5 tiroteios e 5 mortos; Federação: 5 tiroteios, 3 mortos e 2 feridos; e Valéria: 5 tiroteios, 3 mortos e 1 ferido.

Dos casos da região metropolitana da capital baiana, o maior registro foi feito em Camaçari, com 14 tiroteios, 11 mortos e 2 feridos. Confira a sequência: Dias D'ávila: 7 tiroteios e 7 mortos; Lauro de Freitas: 6 tiroteios, 4 mortos e 3 feridos; Mata de São João: 5 tiroteios e 5 mortos; Vera Cruz: 5 tiroteios, 3 morto e 1 ferido; Madre de Deus: 4 tiroteio, 3 mortos e 2 feridos; Simões Filho: 2 tiroteios, e 2 mortos; e Itaparica: 1 tiroteio, 1 morto e 1 ferido.

Ao Farol da Bahia, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que, ao contrário dos dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado, as mortes violentas apresentaram redução de 18% na Bahia em janeiro deste ano. "A Secretaria da Segurança Pública ressalta que as mortes violentas apresentaram redução de 18% na Bahia, no primeiro mês de 2024, na comparação com janeiro de 2023. Destaca ainda que cerca de 500 armas de fogo, entre elas 11 fuzis, foram retiradas das ruas, em ações de combate ao crime organizado", diz a nota enviada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.