Salvador e RMS ultrapassam 5 mil tiroteios em menos de dois anos

Instituto Fogo Cruzado registra quase 5 mil vítimas da violência armada desde julho de 2022

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Salvador e RMS ultrapassam 5 mil tiroteios em menos de dois anos

Foto: Sergio Ita/Wikimedia

Desde que o Instituto Fogo Cruzado começou a operar na Bahia, em julho de 2022, Salvador e a Região Metropolitana somaram 5.000 tiroteios. O número foi atingido no último sábado (17), com um ataque a um bar em Camaçari, que deixou um morto e quatro feridos. A vítima fatal foi Diogo Reis Batista, de 32 anos.

Ao todo, os confrontos armados na capital e RMS resultaram em 4.837 pessoas baleadas, 3.839 mortas e 998 feridas. A média mensal é de 138 vítimas por disparo de arma de fogo. Os dados são do monitoramento em tempo real realizado pelo instituto, por meio de um aplicativo com banco de dados aberto.

Do total de tiroteios mapeados, a maioria ocorreu durante homicídios e tentativas (2.290 casos), ações policiais (1.851) e tentativas de roubo (523). O levantamento também aponta 108 chacinas, que somaram 401 mortes.

A capital baiana concentra a maior parte dos registros, com 3.679 tiroteios, seguida por Camaçari (508) e Lauro de Freitas (202). Entre os bairros mais afetados em Salvador estão Beiru/Tancredo Neves, Pernambués, Lobato e Fazenda Grande do Retiro, áreas periféricas com altos índices de violência armada.

O Instituto Fogo Cruzado é uma organização sem fins lucrativos que atua na produção e divulgação de dados abertos sobre violência armada em cidades como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém. As informações podem ser acessadas gratuitamente por meio de uma API ou aplicativo disponível para Android e iOS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário