Salvador fecha parceria para viabilizar implantação de ensino bilíngue na Educação Infantil
Acordo foi firmado com Embaixada do Reino Unido no Brasil e o Conselho Britânico
Foto: Valter Pontes/Secom/PMS
A Prefeitura de Salvador firmou nesta quinta-feira (10) uma parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil e o Conselho Britânico para execução de projetos de desenvolvimento profissional contínuo de professores e de aprendizado estudantil na língua inglesa. A estimativa é que já para o próximo ano, dez Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) insiram no currículo escolar o idioma, beneficiando alunos na faixa etária entre dois a cinco anos.
“Desde quando iniciamos na gestão, tínhamos o desafio de oferecer educação bilíngue, principalmente nas nossas escolas de educação infantil, que funcionam em tempo integral. O Conselho e a Embaixada do Reino Unido vão proporcionar qualificação, material didático e know-how para que a gente possa qualificar e preparar nossos professores, além de oferecer aos alunos a possibilidade de aprender o inglês no contraturno das atividades escolares”, disse o prefeito Bruno Reis.
Segundo o gestor, a administração municipal aplicou grande investimentos para ampliar a educação digital na rede, sendo uma das medidas a compra e distribuição gratuita de tablets para 106 mil alunos.
Na prática, a parceria entre a Prefeitura e o governo britânico viabilizará a realização de duas iniciativas. Uma delas é o programa global Skills for Prosperity, que promove o acesso de jovens e grupos a oportunidades de Educação e de desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.
São ações para democratizar o aprendizado de inglês que já beneficiaram mais de 2,5 milhões de alunos e mais de 20 mil professores em todas as regiões do Brasil, através do acesso a diversos materiais didáticos e à plataforma de treinamento em língua inglesa para educadores.
Em Salvador, a expectativa é que mais de 100 mil alunos da rede municipal e mais de 8 mil professores sejam beneficiados pelo programa.
O outro projeto ocorre em parceria com o Conselho Britânico e visa fomentar as habilidades dos professores de língua inglesa, aprimorando a fluência e as competências específicas para o ensino do idioma. Educadores de outras áreas, como Matemática, Artes, Ciências, também serão beneficiados com essas capacitações.