Salvador oferece cirurgias corretivas gratuitas para crianças com "língua presa"
Iniciativa da Secretaria de Saúde visa beneficiar pequenos de 0 a 4 anos com diagnóstico de anquiloglossia
Foto: ONU News
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador anunciou, nesta quinta-feira (26), uma iniciativa para beneficiar crianças de 0 a 4 anos diagnosticadas com anquiloglossia, comumente conhecida como "língua presa". O serviço oferece cirurgias corretivas de forma gratuita.
Para ter acesso ao procedimento, o paciente deve ser inicialmente atendido em Unidades de Saúde (UBS ou USF), que encaminharão os dados essenciais da criança, como Cartão SUS, nome completo e contatos para a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS. Essa coordenação será responsável por entrar em contato com a família para agendar a cirurgia.
Desde 2014, quando uma lei foi instituída incluindo o "teste da linguinha" nos exames de triagem neonatal em maternidades, Salvador tem registrado um aumento nos diagnósticos de "língua presa". Esta condição oral, caracterizada por um freio lingual curto, pode restringir o movimento adequado da língua, afetando funções vitais como amamentação, fala e alimentação. Em casos mais graves, pode levar ao desmame precoce ou a alterações no desenvolvimento facial da criança.
O serviço segue um protocolo da Rede de Frenotomia de Salvador, já amplamente divulgado pela Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS em toda a rede municipal. Além disso, houve uma capacitação específica dos odontólogos para garantir o encaminhamento adequado dos pacientes, proporcionando um cuidado integral e especializado.