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Salvador: presentes típicos do Dia dos Namorados estão, em média, 16,88% mais caros em 2022

Segundo a Fecomércio-BA, a variação desses itens foi superior à média da inflação geral da região, de 13,24%

Por Da Redação
Ás

Salvador: presentes típicos do Dia dos Namorados estão, em média, 16,88% mais caros em 2022

Foto: Pexels

De acordo com uma pesquisa da Fecomércio-BA, com base nos dados do IPCA-15, do IBGE, os produtos tradicionalmente mais procurados no Dia dos Namorados estão com aumento médio de preços de 16,88% em relação ao ano passado, na Região Metropolitana de Salvador. A variação desses itens foi superior à média da inflação geral da região, de 13,24%.

Segundo o levantamento, os itens de vestuário são os que apresentam os maiores aumentos em um ano. A calça comprida feminina registrou alta de 45,31%, a mais elevada do levantamento, seguida da camiseta masculina (33,97%) e da blusa (31,94%).

“Na área de calçados e acessórios, as variações também são expressivas, de 23,12% para bolsas e 21,04% para sapato feminino. Quem deseja comprar uma sandália ou chinelo, por exemplo, vai ter que pagar em média 16,13% a mais do que há um ano”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Além disso, outro  setor bastante procurado nesta época é o de cosméticos, que também sofre com aumento de preços em um ano. Os artigos de maquiagem crescem em média 19,42% e os produtos para pele sobem 15,54%. Os perfumes, por outro lado, sobem menos que a inflação, 7,46%, o que pode ser uma boa alternativa para presentear.

Em relação às bijuterias, a pesquisa informa que elas também ficaram mais caras em um ano. A média de aumento na RMS foi de 12,08%. Já os equipamentos eletroeletrônicos tiveram comportamentos diferentes. Enquanto o preço médio do televisor subiu 20,09%, o do computador pessoal retraiu 5,93%.

Dietze afirma que o aumento dos preços, de forma geral, está relacionado a forte recuperação da demanda e da elevação dos custos da produção.

“E essa inflação interfere na dinâmica de consumo, levando o consumidor a optar por menos itens ou alternando para o setor de serviços, com um jantar, por exemplo. Portanto, mais uma data comemorativa do comércio sendo impactada por elevação dos preços e pressão no bolso dos consumidores”, finalizou.

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