Salvador recebe a ocupação artística "Salvador em Ópera" neste mês
Ocupação será em seis espaços da Fundação Gregório de Mattos

Foto: Divulgação
Salvador será peço de uma experiência cultural única, proporcionada pela ocupação artística "Salvador em Ópera" neste mês de outubro, que promete transformar seis espaços feridos pela Fundação Gregório de Mattos.
A ação contra com o encontro internacional "Ópera em Pauta", apresentações da "Ópera dos Terreiros" e o fornecimento de 5 oficinas ministradas pelo Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura.
O espetáculo "Ópera dos Terreiros", será apresentado nos dias 20, 21, 23, 24 e 25 de outubro e filmado por três cineastas franceses para ser exibida em 2024 na TV francesa.
No Teatro Gregório de Mattos dois encontros importantíssimos serão realizados: no dia 24 de outubro, durante a tarde, o Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, aberto para profissionais, estudantes e entusiastas da cultura.
No dia seguinte será a vez do Encontro "Ópera em Pauta", um fórum de Ópera, Música de Concerto e Dança que em sua quarta edição acontece pela primeira vez na Bahia – foi duas vezes realizado em São Paulo e uma no Rio de janeiro – e que marca a saudável descentralização das atividades operística para fora do eixo tradicional do país.
Já no Teatro Gregório de Mattos dois encontros importantíssimos serão realizados: no dia 24 de outubro, durante a tarde, o Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, aberto para profissionais, estudantes e entusiastas da cultura. No dia seguinte será a vez do Encontro "Ópera em Pauta", um fórum de Ópera, Música de Concerto e Dança que em sua quarta edição acontece pela primeira vez na Bahia – foi duas vezes realizado em São Paulo e uma no Rio de janeiro – e que marca a saudável descentralização das atividades operística para fora do eixo tradicional do país.
As Salas Boca de Brasa, Nelson Maleiro, o Café Nilda Spencer e a Casa do Benin abrigarão nos dias 23 e 24 de outubro oficinas práticas essenciais sobre Direção de Cena na Ópera, Produção, Composição, Gestão e Criação de Grupos Orquestrais e Interpretação e Estilo Operístico.