Salvador receberá pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Amputados em novembro
Competição acontecerá no começo de novembro

Foto: João Ubaldo/Sudesb
Salvador será a capital do futebol de amputados no Brasil, com a realização do Campeonato Brasileiro da modalidade esportiva entre os dias 6 a 9 de novembro. O Estádio de Pituaçu é quem receberá as partidas.
Será a primeira vez que a competição nacional ocorre na Bahia, reunindo mais de 200 jogadores, com idades entre 18 e 50 anos, representando 12 equipes de diferentes estados brasileiros.
Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Amputados (CBFA), o Brasileirão terá apoio técnico e institucional do governo da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), juntamente com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA), tendo ainda o apoio da Federação Bahiana de Futebol.
A competição ocorreu pela primeira vez em 1990, no Espírito Santo, tendo visibilidade e crescimento em número de participantes anualmente. Em 2025, já são 220 atletas com amputação de membros superiores e/ou inferiores que estarão em campo ao longo de três dias do campeonato, distribuídos nas fases classificatória, eliminatória e finais, com todas as disputadas acontecendo no Estádio de Pituaçu.
Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, o evento representa “um marco na consolidação da Bahia como referência nacional em esporte inclusivo. Receber o Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados é uma honra, e reforça nosso compromisso com a diversidade, a acessibilidade e a valorização de todos os atletas”.
Presidente da ABDA, Luciano Reis comemora também o fato do campeonato ocorrer na Bahia. “Todos os atletas baianos da modalidade estão bastante contentes por receber o Brasileirão de Amputados da Série A. Trata-se da elite do futebol de amputados que vem à capital baiana disputar o título de campeão de 2025. As equipes Bahia e Vitória, que representam nosso estado, estão bastante empolgadas e focadas em dar o melhor dentro do campo”, disse Luciano, que defende as cores do Bahia.
De acordo com a pesquisa “Futebol de Amputados: Contextualização da Modalidade no Brasil”, realizada por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a modalidade de futebol de amputados começou em 1980, nos EUA. No Brasil, o esporte chegou em 1986, ano em que ocorreu a primeira competição brasileira do esporte, na cidade capixaba de Linhares.