• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Salvador: sala de Cinema Walter da Silveira recebe Mostra Ecofalante de 13 a 23 de abril

Salvador: sala de Cinema Walter da Silveira recebe Mostra Ecofalante de 13 a 23 de abril

A mostra reúne filmes premiados internacionalmente e títulos assinados por prestigiados cineastas brasileiros

Por Da Redação
Ás

Salvador: sala de Cinema Walter da Silveira recebe Mostra Ecofalante de 13 a 23 de abril

Foto: Divulgação/Funceb

A Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada em Salvador e gerida pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb), receberá entre os dias 13 e 23 de abril a Mostra Ecofalante de Cinema.

A mostra reúne filmes premiados internacionalmente, títulos assinados por prestigiados cineastas brasileiros, longas-metragens inéditos no país, obras da “mãe do cinema africano” Sarah Maldoror, debates com ativistas, cineastas e especialistas.

Considerado um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema chega na Bahia trazendo filmes inéditos e destaques da edição 2022 do festival.

Debates

Três debates trazem discussões urgentes que concernem sociedades do mundo todo e particularmente o Brasil: transição energética e crise climática; a desigualdade social e o racismo ambiental dela decorrente – algo que a intensificação dos fenômenos climáticos evidencia cada vez mais; e a questão do direito à terra dos povos tradicionais.

Em 18/04, terça-feira, às 20h00, acontece o debate “O Futuro da Energia”. Eliminar nossa dependência dos combustíveis fósseis e efetuar a passagem para as energias renováveis são ações urgentes, mas essa constatação não dá conta da complexidade das questões que envolvem o tema. 

“Racismo Ambiental” é o tema do debate agendado para 19/04, quarta-feira, às 20h00. A intensificação dos fenômenos climáticos extremos tornou mais evidente a desigual repartição dos ônus e bônus do chamado desenvolvimento econômico e mostrou que a vulnerabilidade tem viés racial.

Na quinta-feira, 20/04, às 20h00, acontece o debate “Direito à Mãe Terra”. O reconhecimento do acesso à terra como um direito, seja por meio da demarcação das terras dos povos originários ou do assentamento de reforma agrária, encontra oposição constante nos modelos de desenvolvimento adotados no país. Acesse a programação completa no site da mostra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário