Salvador: Salvamar contabiliza 847 ocorrências no primeiro fim de semana de fevereiro
Foram contabilizados dois casos de crianças perdidas, que foram resgatadas pelas equipes
Foto: Divulgação
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 847 ocorrências nas praias de Salvador somente no primeiro final de semana de fevereiro (dias 3 a 5). Os dados levam em conta registros sem mortes na faixa de orla que vai do Jardim de Alah até a praia de Ipitanga, em Salvador.
Além disso, foram contabilizados dois casos de crianças perdidas, que foram resgatadas pelas equipes de salva-vidas e reconduzidas aos familiares. Foram realizados, ainda, outros atendimentos em via pública e nas praias, como suporte a pessoas que apresentaram mal-estar não relacionado a afogamento.
Recomendações
A principal recomendação aos banhistas é que procurem um posto da Salvamar para que recebam orientações sobre o banho de mar no local escolhido. Além disso, é necessário observar a cor da bandeira instalada no dia – a vermelha, por exemplo, indica perigo de correntes marítimas e buracos.
Crianças devem estar sempre a um braço de distância para evitar que se percam, principalmente neste período de maior número de pessoas nas praias. É necessário ainda evitar consumir bebida alcoólica ou alimentos pesados antes de dar um mergulho. Vale também a máxima: água no umbigo é sinal de perigo.
Atualmente, a Salvamar conta com 34 postos espalhados nos 28 quilômetros de orla, desde a praia de Jardim de Alah até a praia de Ipitanga, além de equipes náuticas e de resposta rápida. Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.