Bahia

Salvador tem alta na inflação no mês de outubro

Os dados são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA )

Por Da Redação
Ás

Salvador tem alta na inflação no mês de outubro

Foto: Reprodução

A inflação oficial é a menor neste mês de outubro desde 1998, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA ), divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ). Ela registrou taxa de 0,1% neste ano, frente a 0,45% no mesmo período do ano anterior. 

A queda no preço da energia foi o principal item que influenciou o baixo patamar no mês. Segundo a pesquisa, com exceção de Salvador, que teve alta de 0,86%, e Vitória, de 2,24%, todas as áreas pesquisadas registraram recuo nos preços da energia, que chegou a -5,99% em Goiânia.

O IPCA é calculado com base em uma cesta de consumo típica das famílias com rendimento um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas.

Meta de inflação

A meta central d deste ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância varia de 2,75% a 5,75%. Para alcançá-la, o Banco Central (BC), pode elevar ou reduzir a taxa básica de juros da economia (Selic), que está atualmente em 5% ao ano - a menor da série histórica do BC, que começou em 1986.

A expectativa é que o Banco realize novos cortes na Selic ainda neste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário