• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Salvador tem maior queda populacional entre capitais do país, aponta IBGE

Salvador tem maior queda populacional entre capitais do país, aponta IBGE

Cidade perdeu quase 5 mil moradores em um ano, mas segue como a mais populosa da Bahia

Por Da Redação
Às

Atualizado
Salvador tem maior queda populacional entre capitais do país, aponta IBGE

Foto: Marcia Santana/Ascom SSP

Salvador registrou a maior redução populacional entre todas as capitais brasileiras no período de 2024 a 2025. De acordo com estimativas divulgadas nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital perdeu 4.996 habitantes em um ano, mantendo a tendência de queda já identificada no Censo de 2022.

Mesmo com a redução, Salvador continua sendo a cidade mais populosa da Bahia, com 2.564.204 moradores, e ocupa a 5ª posição entre os maiores municípios do Brasil.

Na Bahia, outras quedas relevantes ocorreram em Itabuna e Camacan, ambas no sul do estado. Em contrapartida, municípios como Lauro de Freitas, Camaçari e Vera Cruz apresentaram crescimento populacional. O destaque positivo é Luís Eduardo Magalhães, que registrou a maior taxa de crescimento entre os municípios baianos.

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) também registrou recuo, tornando-se a única entre as que têm mais de 1 milhão de habitantes a apresentar variação negativa. A perda foi de 317 moradores, chegando a 3.623.330 pessoas. Entre os 12 municípios que compõem a RMS, Candeias, Pojuca e Itaparica tiveram queda, enquanto Lauro de Freitas liderou o crescimento, com alta de 0,7% (mais 1.604 moradores).

No cenário estadual, a Bahia aparece como o 5º estado com maior percentual de municípios em queda populacional (44,1%), atrás apenas de Alagoas, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins. O levantamento mostra ainda que pouco mais da metade dos baianos (50,2%) está concentrada em apenas 34 cidades, o que representa 8,2% dos 417 municípios.

As dez cidades mais populosas continuam as mesmas de 2024, reunindo juntas um terço da população do estado (34,7%). No outro extremo, os menores municípios também permaneceram os mesmos, com Contendas do Sincorá (4.499 habitantes) subindo duas posições no ranking.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário