• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Salvador terá 45 dias de atividades para celebrar São João e bicentenário da independência
Bahia

Salvador terá 45 dias de atividades para celebrar São João e bicentenário da independência

Programação começa no dia 1º de junho e se estende até meados de julho

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Ás

Salvador terá 45 dias de atividades para celebrar São João e bicentenário da independência

Foto: Valter Pontes/Secom/PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (22), em evento no Teatro Gregório de Mattos, a programação para celebrar o São João e a Independência do Brasil na Bahia, que completa 200 anos em 2023. Com o objetivo de fortalecer a cultura local e dar mais visibilidade ao Centro Histórico de Salvador, a prefeitura fará 45 dias de atividades artísticas e culturais para comemorar as duas datas.  

Segundo o gestor municipal, a programação começa no dia 1º de junho e se estende até meados de julho. “Esse ano do bicentenário, 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, nós estamos fazendo uma programação intensa. São 45 dias de muitas ativações, de muitas ações, em especial aqui no Distrito do Centro Histórico para fortalecer a presença da Prefeitura e convidar os cidadãos soteropolitanos e milhares de visitantes que virão da Bahia e do Brasil”, afirmou Bruno.

Programação

No dia 25 de junho, segundo o prefeito, haverá um grande evento no Dique do Tororó com a presença de diversos grupos do samba junino, ritmo musical soteropolitano. Ao todo, a programação do São João na capital baiana conta com 25 dias de atividades, 330 ações em 142 pontos públicos e privados, com a participação de 120 estabelecimentos comerciais. A expectativa, segundo a prefeitura, é receber público de 400 mil pessoas.

“Aqui na Bahia, o São João tem uma tradição maior no interior, mas em Salvador nós temos o samba junino com muita força. Estamos mobilizando grupos para fazer um carnaval junino no Dique, onde esses grupos irão se apresentar em todo o entorno da área e, ao final, teremos apresentações de grandes atrações que vão animar e fechar o nosso São João no dia 25 de junho”, disse Bruno.

Já para o 2 de Julho, a programação começa no dia 29 de junho e vai até o dia 14 do mês seguinte e terá como tema “Salve nossa terra, Salve o Caboclo”. Entre as atividades estão apresentações culturais, ações em escolas e a volta do concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile cívico.

A programação será iniciada no dia 29 de junho com a estreia do espetáculo “A Resistência Cabocla”, com o Bando de Teatro Olodum. No dia 2 de julho, será realizado, na Praça Municipal, o show especial Sambaqui, em homenagem aos 200 anos de Independência, com a banda Bayana System.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.