Salvador vai ter dias de calor intenso em outubro, aponta Defesa Civil
Nesta quinta-feira (8), a mínima prevista é de 23ºC e a máxima de 31ºC

Foto: Reprodução / TV Bahia
O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal) aponta que Salvador vai ter dias mais quentes ainda neste mês de outubro. A temperatura deve variar entre 23°C e 32°C. Nesta quinta-feira (8), a mínima prevista é de 23ºC e a máxima de 31ºC.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), coletados na estação meteorológica do bairro de Ondina, normalmente, a temperatura na capital baiana chega a até 33,5°C e a mínima a 18,3°C.
O meteorologista do Cemadec, Giuliano Carlos do Nascimento, afirma que a elevação na temperatura, em outubro, ocorre por causa da transição entre o inverno e a primavera, e também devido à proximidade do verão.
“Com isso, as massas de ar quente e seco que normalmente surgem sobre o continente favorecem o bloqueio atmosférico, impedindo a formação de nuvens e assim elevando as temperaturas”, explicou o meteorologista.
Giuliano Carlos disse ainda que em outubro, a chuvas devem ficar dentro do previsto para o período, com cerca de 95,2 mm.
"Essas chuvas são mais frequentes durante a madrugada e no início da manhã, com intensidade fraca, mas não se descarta a possibilidade de chuvas com intensidade moderada. No entanto, essas precipitações costumam ser mais presentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”, pontuou o meteorologista.