Salvador: VLT para o subúrbio tem reajuste de 246% e valor de R$ 5,2 bilhões
Julgamento de quatro processos de análise do contrato devem ocorrer no fim do mês, no dia 25 de julho
Foto: Divulgação/Skyrail
Com sucessivos atrasos na obra do VLT, modal para substituir o sistema de trens no subúrbio de Salvador, a construção teve reajuste de 246% e passou a custar R$5,2 bilhões. Com o atraso, o julgamento de quatro processos que analisam o contrato está previsto para o dia 25 de junho.
A construção ficou a cargo do Consórcio Skyrail, formado pela chinesa Build Your Dreams (BYD) e Metrogreen, por meio de contrato assinado em fevereiro de 2019 pelo governo da Bahia. O prazo até então, seria de que o projeto estaria concluído no segundo semestre de 2024. Porém este prazo já foi alterado diversas vezes.
Um relatório de análise organizado pelo governo do estado em 2020 apontou possíveis causas do desequilíbrio financeiro da construção. Entre as causas estão atrasos no licenciamento do projeto e também a inclusão de novo trecho São Joaquim e o Acesso Norte.
O VLT foi uma das pautas da reunião entre Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, na reunião com a CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da BYD, Stella Li, na última semana.