Santander é denunciado à Senacon por terceirização e fechamento de agências
Denúncia afirma que medidas adotadas pelo banco em prol de redução de custos viola direitos dos consumidores; Santander ainda não se manifestou

Foto: Divulgação
O banco Santander foi denunciado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, por violação de direitos dos consumidores.
O texto, apresentado pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, aponta que o banco tem adotado medidas como fechamento em massa de agências e terceirização irregular de serviços essenciais.
As mudanças têm sido implementadas desde 2020 e, segundo a denúncia, não foram acompanhadas pela adequada compensação por canais de atendimento equivalentes, afetando, principalmente, populações de baixa renda e com acesso limitado a tecnologias digitais.
Além disso, as atividades do banco, com a criação e utilização de empresas com CNPJs distintos e com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) distinta da atividade bancária, “fragiliza as estruturas de atendimento ao consumidor, e diminui o vínculo com os canais tradicionais de supervisão e responsabilização do setor bancário”.
Ainda de acordo com o texto, as práticas de redução de custos não resultaram na redução de taxas e cobranças para os clientes. A denúncia conta com o apoio da deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e do deputado distrital Chico Vigilante (PT).
Até o momento o Santander não se manifestou sobre o assunto.